domingo, 10 de janeiro de 2016

Aplicação duvidosa




Aplicação duvidosa ( ver aqui link )

Uma aplicação assumida por um Srº Flavio Cunha que pretende que seja um meio facilitador de escolha das melhores escolas de condução. Tem como missão possibilitar aos alunos uma escolha acertada e diminuir a pressão sentida pelas escolas de condução para cederem aos preços baixos, oferecendo o reconhecimento pela sua excelência. Apresenta dados de taxas de aprovação que diz serem dados publicados pelo IMTT desde o início de 2015.

2015? Que dados são estes?

Apenas tenho conhecimento dos indicadores de desempenho das Escolas de Condução de 2014 publicados no Site do IMT. Iniciativa esta que seria uma mais-valia se os dados apresentados correspondessem à realidade. O que é de todo impossível, já que na metodologia utilizada não está comtemplada os “facilitismos” obtidos por uma grande maioria das escolas na hora dos exames. Alguns “facilitismos”, felizmente, desmascarados por investigações e que a comunicação social trouxe a público, nos últimos anos, muitos outros que acontecem diariamente e que infelizmente continuam camuflados.

Parece-me estar perante uma boa intenção mas sem qualquer preocupação com o rigor e verdadeiro. Uma iniciativa baseada em dados imaginários de 2015 e que não é mais que um embuste no setor que em nada o dignifica.

É, com toda a certeza, mais uma contribuição negativa para a imagem de desonestidade que a sociedade tem deste setor.

Paula Rosas

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Srº Flavio Cunha

      É certo que ambos estamos a exercer um direito de cidadania, bem como é também certo que as taxas divulgadas, de 2014, incluem alguns dos “facilitismos” desmascarados por investigações e trazidos a conhecimento publico.

      Ao referir as taxas da Escola de Condução Cucujães seria mais correto mencionar as de exames teóricos e de exames práticos pois ambas encontram-se no mesmo endereço que teve o cuidado de me dar conhecimento. São taxas que não temo serem divulgadas já que reitero os indicadores de desempenho divulgados pelo IMT não contemplam "rigor", "isenção" de igual forma para todas as Escolas de Condução.

      “A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade.” Tancredo Neves

      Eliminar
    2. Srº Flavio

      Por lapso eliminei o seu comentário convido-o a que volte a publicar.

      Eliminar
  2. Boa noite Paula,

    O meu nome é Flávio Sousa e sou um dos autores da aplicação.

    Em primeiro lugar, recomendo uma leitura cuidada da informação disponibilizada pelo IMTT no que respeita à definição dada por esta instituição do que são os indicadores de desempenho. Uma vez que é este organismo que a Paula está a por em causa, visto que os dados disponibilizados pela aplicação wwww.melhordazona.com são ipsis verbis dos dados publicados pelo IMTT, publicados em 2015, mas referentes a 2014. Ou seja, a "metodologia" que a Paula põe em causa é a usada pelo IMTT. Passo a citar a informação que consta no site do IMTT:

    "Os indicadores de desempenho das escolas de condução aqui apresentados são constituídos pela apresentação das taxas de aprovação nas provas do exame de condução realizadas pela primeira vez pelos candidatos a condutor."

    Neste link, também disponibilizado na nossa aplicação, poderá encontrar toda a informação disponibilizada pelo IMTT (percentagens de aprovação, número de alunos considerados, entre outras) tal qual como publicada no wwww.melhordazona.com. Pode fazer a leitura do restante texto em:

    http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues/ensinoconducao/indicadoresdesempenho_escolasconducao/Paginas/IndicadoresdeDesempenho_EscolasdeConducao.aspx

    Pedia-lhe que antes de difamar o trabalho de cidadãos preocupados, que ao contrário da Paula, não estão associados a nenhuma escola de condução, e que por isso, não têm nenhum conflito de interesses, faça uma leitura atenta a informação disponibilizada no site http://www.melhordazona.com/about:

    "dados publicados pelo IMTT desde o inicio de 2015, correspondendo ao ano de 2014"

    Só disponibilizamos informação factual, citada, sem qualquer alteração, ao que é disponibilizado pelo IMTT. Na verdade, o seu parecer coloca este organismo em causa, não a nossa aplicação.

    Como referido anteriormente, parece-me haver aqui um conflito de interesses, visto que a escola de condução de Cucujães, na qual se apresenta como directora, tem, para 2014, taxas de avaliação de 56% na categoria B (dados do IMTT: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/IndicadoresDesempenho_EscolasConducao/ID_EC_2014/Total/Documents/Taxasdeaprovacao_Praticas_Totais2014_Integradas.pdf escola 1212).

    A aplicação não tem fins lucrativos e pretende ser apenas um meio de divulgação dos dados do IMTT. Foi tomado todo o cuidado para que os dados introduzidos correspondessem em 100 % aos dados publicados pelo IMTT. No entanto erros podem existir, por isso caso detecte alguma incoerência, agradecemos a comunicação assertiva e construtiva.

    Se tem queixas, e provas dos alegados "facilitismos", pode dirigir-se diretamente às entidades competentes e denunciar a situação. Isso não está relacionado com a nossa aplicação.

    Se as escolas de condução publicassem os dados disponibilizados pelo IMTT, não havia necessidade de se agregar os dados nesta aplicação para facilitar o acesso e visualização pelo grande público. "Pareceres" como o seu, difamatórios, sem argumentos factuais, e que pretendem denegrir projectos de cidadania que trazem transparência a este sector, é que são duvidosos.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Paula,

    Para complementar a resposta do Flávio, gostaria de informar que temos pressionado, até agora sem resposta, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas para que proceda à divulgação dos dados referentes ao ano de 2015, pois queremos obviamente disponibilizar a informação mais atualizada possível aos nossos utilizadores.

    Obter esta informação atualizada é também do interesse de qualquer escola que ofereça um serviço de qualidade, pelo que aproveitamos para convidar a Paula, bem como qualquer outra pessoa que venha a ler isto, a ajudar-nos a pressionar o Ministério.

    ResponderEliminar