terça-feira, 4 de dezembro de 2018

“A idade dos porquês”







“A idade dos porquês”

Desde tenra idade os “porquês” são constantes para conseguirmos compreender o mundo. Crescemos... os “porquês” vão sendo cada vez menos, mas, nunca desaparecem! Os “porquês” assolam-nos sobre variados assuntos, da sociedade, durante toda a vida.

Existem “porquês” que persistem durante muito tempo...profissionalmente tenho muitos “porquês” que até à data estão completamente sem resposta.

Considero a obtenção da carta de condução um “bem”, muito necessário, para a nossa mobilidade num mundo onde se “corre” a cada instante. O conduzir é um imperativo social e completamente desvalorizado por um setor que não se respeita...e por uma sociedade que deprecia a carta de condução.

A formação para a obtenção da carta de condução deve desenvolver conhecimento, competências, aptidões, valores e atitudes, indispensáveis para a segurança de cada um de nós, logo, para a segurança de todos. O conduzir um veiculo é como o manusear de uma arma que se for de forma imprudente e sem o conhecimento necessário  - MATA!

Quando desejamos qualidade – o ser humano por norma gosta do “BOM” (bom telemóvel, bom carro, bons ténis, boas calças...) – não se cobiça o que se “vende” nos “Black Friday”...o que se vende nas “promoções”... das Escolas de Condução!
Devemos dar valor ao que tem valor – nesta situação - A VIDA.

O “desbarato” paga-se numa formação sem eficiência...sem a exigência...sem o rigor...merecido.
O “desbarato” paga-se com a sinistralidade rodoviária (que está novamente a crescer em Portugal) que é um flagelo social e que incide de forma significativa nos jovens.
O “desbarato” paga-se com o sustento de “vícios” que a sociedade tem a OBRIGAÇÃO de aniquilar.

Porquê que NÃO se procura APRENDIZAGEM e CONHECIMENTO?
Porquê que NÃO se procura SERIEDADE e HONESTIDADE?
Porquê que NÃO se procura RIGOR e EFICIÊNCIA?
Porquê que NÃO se procura QUALIDADE?
Porquê que NÃO se dá VALOR ao que tem VALOR – VIDA?
Porquê...


Paula Rosas

Sem comentários:

Enviar um comentário